quarta-feira, 8 de maio de 2013

Café com Letras - Palestra de sexta, dia 10 de maio de 2013


    O Seminário do Café com Letras desta sexta feira, 10 de Maio, está imperdível;

    
 Título da palestra: “Movimentação ocular e processamento da linguagem” 

·        Palestrante: Profa. Drda. Elisângela Nogueira Teixeira (UFC)

·        Data: 10/05/2013 (sexta-feira)

·        Horário: 17h00min (até 18h00min)

·        Local: Mini-Auditório da Unilab

Resumo: A palestra tem como objetivo apresentar a técnica de rastreamento ocular para o estudo do processamento da linguagem. O rastreamento ocular é uma técnica de registro que captura, na escala dos milésimos de segundo, os dois principais movimentos dos olhos: as fixações e as sacadas. Atráves da investigação dos tempos de fixação e do número de sacadas, o (psico)linguista pode avaliar os custos de processamento das diferentes estruturas das línguas naturais humanas. Para ilustrar um tipo de investigação que se vale das inferências feitas a partir do registro ocular, serão apresentados ao público exemplos de pesquisas sobre o processamento da anáfora pronominal e lexical em português brasileiro, recentemente desenvolvidas na Universidade Federal do Ceará.

O  “Seminário Café com Letras" é uma iniciativa da Coordenação do Curso de Letras-Português e organizado pela Profa. Dra. Ana Cristina Cunha da Silva (coordenadora do curso), e conta com o apoio dos professores e dos alunos do curso. A proposta é congregar professores e estudantes em palestras produtivas sobre diversos temas atraentes que derivam ou que estejam diretamente relacionados com as áreas de linguística e literatura.  Despertar o interesse dos alunos por pesquisas atuais na área de teoria linguística ou literária e até mesmo sobre a prática docente é outro objetivo pretendido, pois, a partir do contato com as palestras dos pesquisadores, os alunos poderão decidir se irão optar pela carreira de pesquisa além da carreira da docência. 

O evento já atingiu o limite máximo de inscrições (80 no total - 60 para os alunos da Unilab e 20 para a comunidade) e estão encerradas. Os alunos inscritos terão direito a um certificado ao fim do ciclo de palestras desde que tenham frequência mínima de seis palestras.
-- 

Nenhum comentário:

Postar um comentário